Click to open the English version
Travessia Las Horquetas
Parque Nacional Cerro Castillo, Chile
Esta é uma página com dicas para quem quer fazer a travessia do P. N. Cerro Castillo, sendo um complemento do livro As Mais Belas Trilhas da Patagônia. Na página inicial você pode ver diversas fotos e a lista das trilhas que fazem parte do livro, assim como seu preço e métodos de compra.
Dias: 4
Distância: 60 km
Elevação acumulada: 2.881 m
Baixar tracklog no Wikiloc
Melhor época
Da metade de dezembro até metade de março o clima é mais seco.
Como chegar
Para quem está viajando de carro pela Carretera Austral, a Villa Cerro Castillo é o ponto de pernoite mais próximo, porém a oferta de comida para a travessia é bem limitada, é melhor comprar em alguma cidade ao norte ou sul, dependendo do seu caminho.
Para quem viaja de avião, a cidade de destino é Coyhaique, que está 72 km ao norte. Do aeroporto de Balmaceda até a entrada Las Horquetas (norte do parque) são apenas 43 km.
Na seção “Links úteis”, no fim desta página, você encontrará os sites com informações dos horários de transporte e, também, dos horários máximos de ingresso no parque nacional.
Custos
Entrada no parque nacional: Ch$ 29.000 para estrangeiros.
Campings gratuitos.
Estrutura (onde dormir, comer e sinalização da trilha)
A trilha está bem demarcada e sinalizada.
É necessário levar comida e todo equipamento para acampamento selvagem, não há pontos de abastecimento ou refúgios.
Travessia dia a dia
A travessia Las Horquetas é normalmente feita com início em Las Horquetas e término na Villa Cerro Castillo, para facilitar a logística. Porém, se a previsão do tempo for boa para os dois primeiros dias e ruim depois, recomendo que inverta o sentido pois os pontos mais bonitos estão no terceiro e quarto dias, se fizer no sentido tradicional.
Tem gente que diz que é mais desgastante fazer no sentido contrário mas eu não vi grande diferença, talvez apenas a subida do Morro Negro seja um pouco mais difícil no sentido contrário, mas não assusta ninguém que esteja acostumado a fazer travessias.
Se você fizer no sentido contrário, ao chegar na Carretera Austral, pode pegar carona, o que normalmente é fácil se estiver sozinho ou com mais uma pessoa apenas. Também pode pegar um ônibus, os horários você pode checar no Centro de Informações na Villa Cerro Castillo.
Por ser uma travessia curta, tente organizar sua viagem para visitar também o Parque Nacional Patagonia e passar mais 3 ou 4 dias fazendo a travessia Jeinimeni-Avilés.
Dia 1
Carretera Austral (Acceso Las Horquetas) – Campamento El Turbio
Distância: 15,6 km
Elevação acumulada: 376 m
O primeiro dia é bem tranquilo, quase sempre andando pelo vale e sem nenhuma travessia de montanha. O caminho é bonito mas não é marcante e, nos primeiros quilômetros, você vai passar por propriedades privadas com criação de gado.
Ao chegar no Campamento El Turbio, monte sua barraca e, se estiver com tempo livre, faça um bate-volta para a Laguna El Turbio. Se não quiser andar mais, pode deixá-la de lado sem culpa, já que é o lago menos interessante do parque.
Dia 2
Campamento El Turbio – Campamento El Bosque
Distância: 11,6 km
Elevação acumulada: 1.088 m
No segundo dia a paisagem fica bem mais bonita, com a travessia do Paso Peñón, geleiras, cachoeiras e a bela Laguna Témpanos, acessada por uma trilha lateral com início no próprio Campamento El Bosque. Ao contrário da Laguna El Turbio, essa eu recomendo que faça porque a caminhada é curta e o visual, lindo.
Dia 3
Campamento El Bosque – Campamento Neozelandés
Distância: 12,8 km
Elevação acumulada: 940 m
O terceiro dia é o mais bonito, já que é quando ficamos de frente para o Cerro Castillo, com sua geleira e cachoeira, que formam a linda Laguna Cerro Castillo.
Depois vem a subida do Morro Negro, o ponto mais alto da travessia, sempre com vista para o Cerro Castillo e, do cume, também se avista a Villa Cerro Castillo. Nos dias de céu limpo, é possível avistar até mesmo o Lago General Carrera/Lago Buenos Aires, a 50 km de distância.
Ao chegar no Campamento Neozelandés, se ainda estiver com tempo e pernas, suba para a Laguna Duff para ver o pôr do sol pintando de laranja a Cordillera Castillo.
Dia 4
Campamento Neozelandés – Villa Cerro Castillo
Distância: 19,8 km
Elevação acumulada: 477 m
Se você não foi até a Laguna Duff no dia anterior, não deixe de ir logo cedo, já que é um dos pontos mais bonitos da travessia. Se foi e não está cansado, vá de novo para ter uma visão do lago e montanhas com outra luz. A partir do Campamento Neozelandés até a Villa Cerro Castillo, o caminho é quase todo em descida ou plano, então colocar um pouco de subida no início do dia não vai dificultar o resto da caminhada.
Do Neozelandés para baixo as vistas não são muito interessantes e a estrada de terra que leva para a vila é um tédio, então não se acanhe em pedir carona para quem estiver passando.
Links úteis
- Wikiloc
Baixar tracklog dessa travessia - Parque Nacional Cerro Castillo
Como a administração do parque agora está em mãos de uma empresa privada, o site da CONAF tem informações desatualizadas, acesse o link abaixo para ter informações oficiais sobre valores, horários de acesso, transporte, mapa etc.
http://www.parquenacionalcerrocastillo.cl/ - Best Hike
Artigo em inglês com boas dicas para a travessia.
https://besthike.com/s-america/patagonian-andes/cerro-castillo/ - Wiki Explora
Artigo em inglês com dicas bem detalhadas.
http://www.wikiexplora.com/Circuito_Cerro_Castillo_(english)#Prior_Notice