Conheça o livro "As Mais Belas Trilhas da Patagônia"

Torres del Paine, El Chaltén, Bariloche, Ushuaia, Villarrica, Cerro Castillo, Dientes de Navarino e Parque Patagonia

Fotos em 360° em Monte Verde, Minas Gerais

Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a pequena e charmosa Monte Verde é um dos destinos de inverno mais procurados de Minas Gerais. Pertencente ao município de Camanducaia, a vila de apenas 5 mil habitantes tem uma rede hoteleira com 2.500 leitos e opções para todos os gostos e bolsos.

A maior parte do público de Monte Verde é formado por casais que querem aproveitar o frio da serra em seus bons restaurantes, mas a vila também recebe pessoas que vão para aproveitar as trilhas que levam para belos mirantes que, nos dias claros, permitem ver até Campos do Jordão e a Serra do Lopo. E é justamente sobre as trilhas de Monte Verde que essa página trata, mostrando todos os picos em fotos em 360°. Infelizmente, desde o fim da pandemia é necessário pagar uma taxa para fazer as trilhas de Monte Verde. O valor, em dezembro de 2022, está em R$ 35,00, que eu considero abusivo, já que o Parque Nacional do Itatiaia, na mesma época, cobra R$ 34,00 mas oferece uma estrutura muito melhor e paisagens incomparavelmente mais bonitas.

Tour Virtual com imagens interativas em 360 graus

Abra as fotos através do mapa ou das miniaturas abaixo do mapa. As fotos podem ser giradas e o ângulo de visão pode ser aproximado ou afastado. Clicar no símbolo ‘360‘ abre outra foto e o símbolo ‘i‘ fornece informações sobre aquele local.

Pedra Redonda

Pedra Partida (noturna)

Pico da Onça

Pico do Selado

Vale dos Duendes

Chapéu do Bispo

O melhor ponto para iniciar as trilhas para o Chapéu do Bispo, Pedra Redonda e Pedra Partida é o fim da Avenida das Montanhas, onde há estacionamento e um bar. Caso seu destino seja o Platô ou o Pico do Selado, a distância partindo da Avenida das Montanhas ou da Avenida Mantiqueira é o mesmo, mas como o carro sobe 140 metros a mais indo pela Avenida das Montanhas, a trilha fica menos cansativa.

Pedra Partida

Vista noturna com visual para Monte Verde e diversas cidades ao redor. A trilha tem 5,5 km de extensão (ida e volta) e elevação acumulada de 400 metros.

 

Pedra Redonda

Para chegar na Pedra Redonda é preciso pegar uma trilha que se inicia na trilha para a Pedra Partida. Se você for para os dois locais, a caminhada total será de 6,2 km (ida e volta) com elevação acumulada de 470 metros. Caso você vá apenas para a Pedra Redonda a trilha terá só 2 km (ida e volta) e 110 metros de elevação acumulada.

 

Pico do Selado

A trilha mais longa e menos frequentada de Monte Verde é a que leva para o ponto mais alto da região, o Pico do Selado, com 2.082 metros de altitude. São 8,5 km (ida e volta) de distância com 420 metros de elevação acumulada.

 

Platô

No caminho para o Pico do Selado fica o Platô, que disputa com a Pedra Redonda o título de ponto mais visitado da serra, já que são apenas 2,5 km de caminhada (ida e volta) com 160 metros de elevação acumulada.

 

Chapéu do Bispo

Também na trilha que leva para o Pico do Selado fica o Chapéu do Bispo. Vale dizer que para chegar ao cume é preciso ter noções de escalada, então se você não tem a técnica nem o equipamento próprio, melhor andar só mais um pouco até o Platô do que se arriscar a quebrar uma perna, certo? Até aqui é preciso caminhar apenas 1,5 km (ida e volta) com elevação acumulada de 120 metros.

 

Vale dos Duendes

Na Trilha do Jorge, que liga Monte Verde a São Francisco Xavier, fica o belo Vale dos Duendes.

 

Pico da Onça / Pedra da Onça

O Pico da Onça fica em uma trilha lateral à Trilha do Jorge, que liga Monte Verde a São Francisco Xavier. Saindo de Monte Verde a caminhada tem 10 km (ida e volta) e 450 metros de elevação acumulada.

Conheça o livro "As Mais Belas Trilhas da Patagônia"

Torres del Paine, El Chaltén, Bariloche, Ushuaia, Villarrica, Cerro Castillo, Dientes de Navarino e Parque Patagonia