Workshop de Fotografia de Natureza

Local: São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Data: 21 de setembro de 2019, sábado.

Público alvo: Este workshop é voltado para fotógrafos iniciantes e intermediários que queiram desenvolver seu olhar e técnicas fotográficas.

Pré-requisitos: Não é necessário ter uma câmera com controle manual, porém algumas técnicas podem não ser possíveis de fazer com uma câmera totalmente automática. Caso esteja em dúvida, mande uma mensagem para contato@ricardoferes.com informando o modelo de sua câmera.

Faremos uma trilha com uma hora e meia de duração (ida e volta), e mesmo não sendo uma trilha pesada, há alguns trechos íngremes, então é importante ter um mínimo de condicionamento físico.

Roteiro: Por questões de segurança, o roteiro detalhado será apresentado apenas aos participantes. De modo geral, nos encontraremos às 11:00 no centro de São Sebastião para iniciarmos o deslocamento até a trilha e o workshop terminará em torno das 22:00, com pausa para o jantar.

Durante a tarde fotografaremos em duas ou três cachoeiras para que você possa treinar, entre outras técnicas, o uso de velocidades baixas para criar o efeito de véu na água, e de velocidades altas para congelar seu movimento, assim como o desenvolvimento da composição fotográfica.

Depois do jantar vamos fotografar em uma praia para treinarem foco, medição de luz e a composição de uma cena noturna que inclua a paisagem em terra junto com as estrelas, assim como também treinaremos a iluminação de uma cena noturna com a técnica de light-painting, que consiste em “pintar” o assunto com uma luz artificial (usualmente uma lanterna) enquanto a câmera fica captando a luz.

Depois do workshop, conversarei presencialmente ou pela internet com cada participante para estudarmos as fotos feitas, em data a combinar.

Número de participantes: Para garantir que cada fotógrafo receba a atenção necessária, o número máximo será de cinco pessoas.

Valor: R$ 180,00. Não inclui alimentação e transporte mas, depois que o grupo estiver definido, organizaremos de modo que não precise ir cada pessoa com um carro até o início das trilhas.

Como participar: Para fazer sua reserva ou tirar dúvidas, entre em contato através do email contato@ricardoferes.com ou celular/WhatsApp (11) 99314-3211 que passarei o número da conta corrente para transferência. A reserva será feita mediante o pagamento de R$ 50,00 e o valor restante deverá ser pago até o dia anterior ao workshop. Em caso de desistência até o dia 10/09, devolverei o valor integralmente, após essa data o valor da reserva não será devolvido caso a vaga não seja preenchida por outra pessoa. Em qualquer caso de devolução do dinheiro, será descontado a tarifa bancária para a transferência. Em caso de chuva constante o workshop será cancelado e o pagamento será integralmente devolvido, mas essa decisão de cancelar o workshop se dará única e exclusivamente pelo instrutor.

Sobre o instrutor: Paulistano de nascença mas atualmente baseado em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, comecei a fotografar ainda criança e me tornei profissional aos 23 anos. Atualmente trabalho apenas ao ar livre, inclusive para os ensaios femininos. Para a fotografia de natureza utilizo os mais diversos modos de captura, fazendo não apenas fotografias terrestres como também subaquáticas e aéreas, assim como imagens interativas em 360°.

Com fotografias publicadas em 3 livros de autores diversos, em Dezembro de 2013 foi lançado o primeiro livro de minha autoria, chamado O Brasil da Copa. Ao longo dos anos algumas das minhas fotos foram expostas em diversas cidades, como Milão (Itália), São Paulo, Manaus, Recife, Rio de Janeiro (Museu Nacional), Angra dos Reis e Santo André.

Para conhecer melhor meu trabalho, entre nas galerias de viagens e natureza que estão no menu acima.