Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a pequena e charmosa Monte Verde é um dos destinos de inverno mais procurados de Minas Gerais. Pertencente ao município de Camanducaia, a vila tem apenas 5 mil habitantes e uma rede hoteleira com 2.500 leitos e opções para todos os gostos e bolsos.

A maior parte do público de Monte Verde é formado por casais que querem aproveitar o frio da serra em seus bons restaurantes, mas a vila também recebe pessoas que vão para aproveitar as trilhas que levam para belos mirantes que, nos dias claros, permitem ver até Campos do Jordão e a Serra do Lopo. E é justamente sobre as trilhas de Monte Verde que essa página trata, mostrando todos os picos em fotos em 360 graus.

Tour Virtual com imagens interativas em 360 graus

Abra as fotos através do mapa ou das miniaturas abaixo do mapa. As fotos podem ser giradas e o ângulo de visão pode ser aproximado ou afastado. Clicar no símbolo ‘360‘ abre outra foto e o símbolo ‘i‘ fornece informações sobre aquele local.

Pedra Redonda

Pedra Partida (noturna)

Pico da Onça

Pico do Selado

Vale dos Duendes

Chapéu do Bispo

O melhor ponto para iniciar as trilhas para o Chapéu do Bispo, Pedra Redonda e Pedra Partida é o fim da Avenida das Montanhas, onde há estacionamento e um bar. Caso seu destino seja o Platô ou o Pico do Selado, a distância partindo da Avenida das Montanhas ou da Avenida Mantiqueira é o mesmo mas, como o carro sobe 140 metros a mais indo pela Avenida das Montanhas, a trilha fica menos cansativa.

Pedra Partida

Vista noturna com visual para Monte Verde e diversas cidades ao redor. A trilha tem 5,5 km de extensão (ida e volta) e elevação acumulada de 400 metros.

 

Pedra Redonda

Para chegar na Pedra Redonda é preciso pegar uma trilha que se inicia na trilha para a Pedra Partida. Se você for para os dois locais, a caminhada total será de 6,2 km (ida e volta) com elevação acumulada de 470 metros. Caso você vá apenas para a Pedra Redonda a trilha terá só 2 km (ida e volta) e 110 metros de elevação acumulada.

 

Pico do Selado

A trilha mais longa e menos frequentada de Monte Verde é a que leva para o ponto mais alto da região, o Pico do Selado, com 2.082 metros de altitude. São 8,5 km (ida e volta) de distância com 420 metros de elevação acumulada.

 

Platô

No caminho para o Pico do Selado fica o Platô, que disputa com a Pedra Redonda o título de ponto mais visitado da serra, já que são apenas 2,5 km de caminhada (ida e volta) com 160 metros de elevação acumulada.

 

Chapéu do Bispo

Também na trilha que leva para o Pico do Selado fica o Chapéu do Bispo. Vale dizer que para chegar ao cume é preciso ter noções de escalada, então se você não tem a técnica nem o equipamento próprio, melhor andar só mais um pouco até o Platô do que se arriscar a quebrar uma perna, certo? Até aqui é preciso caminhar apenas 1,5 km (ida e volta) com elevação acumulada de 120 metros.

 

Vale dos Duendes

Na Trilha do Jorge, que liga Monte Verde a São Francisco Xavier, fica o belo Vale dos Duendes.

 

Pico da Onça / Pedra da Onça

O Pico da Onça fica em uma trilha lateral à Trilha do Jorge, que liga Monte Verde a São Francisco Xavier. Saindo de Monte Verde a caminhada tem 10 km (ida e volta) e 450 metros de elevação acumulada.